Split, Versão normal, em CD!
Ora cá está, um grande lançamento! Death Metal da velha guarda, como bem se quer, antes e nos dias de hoje!
O Split até que é curioso, isto porque engloba lançamentos de duas bandas, mas que na realidade são da mesma, apesar da mudança de nome... Ou seja, os Disgorged após a mudança de músicos, mudaram de nome para Withered Earth.
Este trabalho, engloba assim todos os lançamentos de Disgorged, sendo eles a demo ''Breed for Me'' de 1992, o EP ''Thy Hideous Wake'' de 1994 e mais uma Demo Promo de 1994. Ora, é aqui que aplico o termo ''Old School'', porque é de facto uma compilação de faixas criadas nos primórdios dos anos 90, anos esses tão importantes para o Death Metal!
No caso dos Withered Earth, consiste no primeiro trabalho do grupo com a nova formação e novo nome, a Demo chamada ''Abolish in Thorns''!
Apesar de nenhum dos projectos se manter activo, deixaram excelentes marcos no panorama Death Metal, que inclusive falarei sobre outros lançamentos mais para a frente, mas para já, foco-me neste Split, que para mim reúne o melhor que ambos os actos criaram!
Lógicamente, o som é reconhecido por qualquer fã dos anos 90, este tão reconhecido som... Vozes intensas que perfuram o ar, deixando um rasto pesado a entoar ao som das guitarras que apesar de simples, chegam ao seu pico em quase todas as faixas. Nenhum dos temas necessita de ser rápido para se tornar 'pesado ou intenso', basta a bateria estar no seu melhor, que o faz e bem! Mas em faixas como ''Procreation Under Dooming Skies'', nota-se a faceta mais rápida dos temas, com uma agressividade incrível! Não há defeitos a apontar neste lançamento, é quase que obrigatório para fãs de Death, ainda para mais, para os mais velhos que queiram um gostinho dos bons velhos tempos. Mesmo com toda a boa qualidade, quero também ter em conta, o possível facto de as faixas terem sido melhoradas. O único aspecto negativo, que eu talvez pudesse vir a apontar, seria mesmo alguns aspectos vocais estarem demasiado exagerados, no que toca à nivelação do áudio, mas é algo que acontece tão pouco, que quase não devia de ser mencionado!
No caso dos Withered Earth, a boa qualidade mantém-se, embora na minha opinião, tenham começado a trabalhar bem melhor com as guitarras, criando temas bem mais melódicos. Como o tema ''A Cold Labyrinth Beyond The Dark Towers'', por exemplo. Tudo o resto é muito idêntico, e não era de esperar o menos, uma vez que a mudança de formação não se manifestou assim tanto...
É realmente um marco e tanto, para quem gosta de Death-Metal!
Disgorged (USA) & Withered Earth (USA) - The Unspeakable Revived - Abolish in Thorns [2002]
Barathrum (Finlândia) - Hailstorm & Eerie [1995]
Versão CD Duplo, lançado em 2003!
Mais uma das minhas tentativas de salvaguardar algum dinheiro... Lançamento duplo de Barathrum, que na altura desconhecia a banda e qualquer outro lançamento!
Se no meu último post, as coisas não eram das mais positivas, aqui o cenário não melhora muito... O Duplo CD é directamente relativo aos dois primeiros lançamentos da banda Finlândesa, ''Hailstorm'' e ''Eerie'', ambos de 1995.
Posso, Devo e Vou avaliar ambos os discos de uma só vez, pois ambos me soam extremamente idênticos, além de que fazem parte do mesmo lançamento!
Apesar de nunca mais ter ouvido nada de Barathrum, acredito que na actualidade façam uso do nome ''Black Metal'', mas nestes tempos, ainda baseavam toda a composição no Doom Metal, que não lhes assenta nada mal... Ambos os lançamentos se baseiam nisso, raramente aparece uma ou outra parte mais pesada -e com pesada, quero sublinhar também alternativa-, mas sempre com a mesma composição Doom que tão bem conhecemos.
Este definitivamente são dois lançamentos que têm uma enorme quantidade de fãns, até porque as notas dadas a estes são a cima da média... Ainda hoje não percebo como tal é possível!
Hailstorm só se diferencia realmente de Earie porque este último é mais 'limpo', isto no que toca a som extras. Hailstorm tem uma quantidade enorme de sons de fundo, que deve ter feito as maravilhas de muita gente, ao tentar dar uma imagem de terror e terrorífica, tão conhecida no Black Metal dos anos 90... Exemplo disso é logo a primeira faixa ''Deep From the Depths''. Já no que toca a Earie, muitos adjuntos foram adicionados, mas em menor quantidade, os temas conseguem também uma sonoridade muito mais limpa!
Hailstorm é muito, mas muito repetitivo, conseguindo o mesmo ritmo calmo até ao final, com uma boa performance do baixo, que vai mantendo algum entusiasmo nos temas! Tudo o resto é muito idêntico... Vozes esganiçadas que se fazem ouvir a uma média muito maior que todo o resto dos componentes... Uma bateria que vai entoando na lentidão e dando até uma intensidade à coisa... No caso de Earie, como referi, o som parece bem mais nivelado e acertado, e existe ainda uma maior actividade na inovação, que parecia faltar no trabalho anterior. Sem grande escapatória, a banda continua com um Doom bem acentuado, mas também mais rápido!
Em ambos os álbuns, a banda parece não querer perdurar o bom trabalho por muito tempo, isso, ou sofrem de mau gosto... Isto, porque há de facto alguns momentos muito bons com passagens que realmente são decentes... No entanto parecem ser estragadas devido a rápidas modificações, que fazem com que o ouvinte continue à procura de outro momento... Que acabará por encontrar e imediatamente lho tiram! Faixas como ''Lord of South and Fire'' ou ''Vampire'', revelam bem essa faceta...
As letras parecem ter sido escritas sobre algumas doses de droga, mas ainda com algum/bastante significado... Tipicamente banais dos anos 90 na 'cena', e sem muito destaque...
''Hailstorm & Eerie'' é um lançamento que hoje, não apostava! Nunca mais cheguei a ouvir outro trabalho da banda, e talvez o faça, para ver se continuam com a mesma linhagem sonora, o que acredito/espero que tenham mudado!
Um disco que rodou muito pouco na minha colecção, por falta de paciência para ouvir a mesma voz a pronunciar palavras em gritos, que realmente dizem muito pouco...