Defuntos (Portugal) - Sangue Morto [2007]

Posted by Moor On domingo, novembro 21, 2010 0 comentários Categories: , , ,








Versão em CD!

Defuntos... A minha banda favorita em Portugal! Não existe nenhum outro projecto Nacional a quem dedico tanta atenção e constante procura. Conheci-os em 2007, com este mesmo lançamento, ''Sangue Morto''. Imediatamente me saltou à vista as letras totalmente em Português, não que fosse inédito, mas sempre é algo curioso.
Porque não experimentar? Mal ouvi, percebi de imediato que este projecto era para ter um sucesso incrível, porém, continuamente desconhecido... O que não me espanta e espero que continue assim. Depois deste lançamento, a banda continua com mais sete lançamentos, incluindo uma única Demo anterior a este. Mas a grandiosidade de toda esta perspectiva continua exactamente igual como em 2007.
''Sangue Morto'' apresenta um som... Morto, mas existente! Não é propriamente Black Metal, e as influencias Doom estão sempre presentes, embora com uma tonalidade pesada, não é rápida. Apenas intensa. Não são precisos muitos 'esquemas' para fazer música, Conde F e o Conde J usam sons simples mas rítmicos para habituar o ouvido à constante e pequena melodia inicial, que mais tarde ou mais cedo se torna no ponto alto de qualquer faixa! Apenas com Bateria, Vozes e Baixo, os temas são extremamente completos e bem expostos, numa atmosfera fúnebre, tal como pretendido. Mesmo com três instrumentos, todos eles são tão 'sentidos', que falam por si mesmos, como se tivessem algo a expor, uma vontade... Não consigo descrever qual o melhor, pois todos eles estão no mesmo nível de qualidade, e não é apenas o meu gosto a escrever, é tal e qual como representado por este dueto. Da mesma forma é-me impossível descrever a melhor faixa por entre todas as sete, ou um ponto alto... Não existe e nunca existirá nestes 45 minutos de boa música. O álbum deve ser ouvido como um todo, como algo que marca a presença de X e permanece em aberto para ser relembrado em vários pontos de viragem da 'vida' e da 'morte'. Atmosféricamente pesado na atitude, é pelas letras que mais absorvem qualquer intuito de ignorar tudo isto... É fúnebre e morto, mas não violento e nunca agressivo... É como a verdade é, simples e poeticamente triste. O sentido lírico para além da tristeza e do sofrimento, aborda os que já não estão entre nós. Não de forma religiosa ou noutra perspectiva pessoal, mas sim sentimental e com uma lembrança enorme... De algo que fica em aberto, a qualquer um que ouvir.
São os pequenos acordes do baixo que marcam o ambiente melódico decorrente no álbum, a bateria que preenche cada necessidade de espaço, e a voz, que rasga toda esta maldição que parece saber tão bem...!

Defuntos foi e ainda é, neste ano de 2010, a banda que mais me dá interesse em Portugal. Pela sua individualidade, pelas letras próprias mas abertas a qualquer um por instinto de assunto, e até pela grande quantidade de bons lançamentos!
Na qualidade da música, não existe apenas 'um som', reside também, um sentimento Português, muito grande.
Esta versão foi também lançada em cassete, que também a tenho, e escreverei sobre ela mais para a frente.

0 Response for the "Defuntos (Portugal) - Sangue Morto [2007]"