EP, Versão normal, em CD!
Menhir... Por entre tantos lançamentos, o único que tenho (Por enquanto) é o EP ''Menhir'', lançado em 1998, e também o único EP pelo grupo. O que mais me chamou a atenção, foi sem dúvida a capa, que de longe me parece associada ao Black Metal... Por isso, decidi verificar este lançamento. Já esperava inúmeras referencias ao Folk, mas nunca pensei que fosse conter tanta sonoridade Folk. Não é necessariamente negativo todas estas referencias, até porque a banda tem mesmo uma atitude ''lendária''... O som é aquilo que eu chamo Folk Black Metal, mas não o suficiente para ser extremamente Folk, daí suponho que lhe chamem ''Pagan Black Metal''... Mas a nível de som, todo o lançamento está longe de ser ''Black Metal''. No entanto, como só ouvi este trabalho, e tendo em conta a informação que existe, vou catalogar isto como e apenas Black Metal.
As raízes dos temas são do mais tradicional possível, bem trabalhadas, ainda por Heiko nas vozes e Fix na bateria, teclas e guitarra. Conseguem a atmosfera pretendida com apenas quatro faixas num total de vinte minutos extremamente melódicos. Por entre os quatro temas, apenas um é instrumental, o ''Buchonia'', e também o meu favorito... É simplesmente incrível, a extrema melodia que me é familiar por alguma razão que desconheço, é como se fosse perfeita para a banda sonora de 'algo'... As teclas não fazem apenas soar a beleza da faixa numero três, mas como todas as outras, que soam a uma tonalidade de paz e com uma clareza incrível! Existe uma voz feminina, que cita letras por entre os instrumentos simples mas sempre em constante melodia com estes. Voz essa que não aparece na listagem, mas seria a de Manuela, responsável pela sintetização na primeira Demo da banda?! Acredito que sim, até porque ela abandonou o projecto em 2001... Por isso tudo indica que sim. A voz masculina não fica atrás, e embora com uma tonalidade obrigatoriamente diferente, acaba sempre por ter a feminina como eco, que as descreve logo de imediato!
As Artcovers não podiam coincidir melhor com a sonoridade, representam exactamente aquilo que a música transmite, um padrão exacto, como pouco se vê.
Buchonia foi também lançado em 2003, pela editora Perverted Taste, versão essa que tenho. No entanto, acredito que na tiragem tudo se mantivesse como a original de 1998!
Um excelente marco, melodicamente tradicional e nunca fora de época!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 Response for the "Menhir (Alemanha) - Buchonia [1998]"
Enviar um comentário