Split, Cassete. Tiragem sem Limite.
No que toca a lançamentos Portugueses, e ainda mais em Cassete, vou tentando postar sob ordem de aquisição, salvo erro em algum caso.
Esta, não é muito diferente, lançamento de 2008, ano em que por cá veio parar. Este Split reúne temas relativos ao ano de 2004 por parte de Irae, e de 2007 por parte de Acceptus Noctifer.
Não é um lançamento raro, mas tendo em conta o formato, foge sempre à regularidade com que este aparece.
Na qualidade sonora, e falando de qualidade este é sem dúvida um excelente exemplo, dos poucos que me deram gosto e admiração pelo formato. Nota-se que é uma produção com boa qualidade, e nada bate isso, a não ser a péssima música, o que neste exemplo também não acontece.
Irae é sempre Irae, por onde quer que o vejamos, por onde quer que tentemos dar a volta à situação, será sempre baseado num som agressivo, mesquinho e num âmbito diabólico. Esta é a essência de Irae, e tem sido assim desde que conheço o projecto. Esta não foi a primeira vez que os ouvi, e por isso posso afirma-lo. O som para não variar, aproxima-se dessa mesma perspectiva, fazendo das faixas rápidas e recorrentes a uma velocidade partilhada pela bateria e guitarra. Na bateria, nunca vi um país a padecer tanto do mesmo som... Tudo me soa ao mesmo, era até capaz de ir mais longe e afirmar que os das bandas Portugueses que aqui já postei, têm todas o mesmo baterista. Sem qualquer originalidade nas faixas, jogando com duplo pedal e pratos para retirar o ritmo do esquecimento. Isto claro, não só numa faixa, mas em mais do que uma. No fundo, em todas as três faixas. Arrumando com esse pormenor menos positivo, apelo também à excelente passagem do baixo na segunda e melhor faixa de Irae ''Night of Holocaust'', neste Split, que eleva a qualidade da faixa para outro patamar, o da originalidade e criatividade. Tirando esse extra que dá brilho ao trabalho, podia também comentar as lentas e profundas guitarras que se manifestam vezes e vezes de forma muito simples, mas estaria a ir pelo mesmo caminho que fui com a bateria... O que não é verdade em Portugal!
Mas falando em guitarra, e agora sim, digo bem alto que Acceptus Noctifer é um dos melhores actos em Portugal e porquê? Bem, pela mesma razão que Dolentia e Tumulum o são, pela guitarra. Pela incrível criatividade imaginária da guitarra que é sempre um lufar de ar fresco no Black Metal, independentemente de já o termos ouvido vezes e vezes sem conta, a guitarra desenvolve um papel de extrema importância, e é preciso sabe-la acompanhar. Nisso, o projecto sabe o que faz, a bateria está em linha, apesar de -mais uma vez- parecer a mesma que em inúmeros outros projectos Portugueses, é trabalhada de forma lado-a-lado com toda a faixa, e isso faz com que tudo siga uma linhagem diferente.
''Worms Enchantress'' é sem dúvida a grande passagem de todo este Split, faixa de Acceptus Noctifer, e a que mais me surpreendeu. Adquiri este Split por Irae, pois já conhecia e sabia o que esperar, mas acabei e acabo por dar ainda mais valor ao lado de Acceptus Noctifer pela excelente qualidade depositada. No geral são vinte cinco minutos de boa música, com altos e baixos como tudo, mas sem dúvida duas excelentes faixas para o panorama Nacional que parecem ter fugido a muito boa gente!
Acceptus Noctifer (Portugal) & Irae (Portugal) - Contempt and Slander [2008]
Posted by
Moor
On
sexta-feira, janeiro 21, 2011
0
comentários
Categories:
Acceptus Noctifer (Portugal)
,
Black Metal
,
Cassete
,
Irae (Portugal)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 Response for the "Acceptus Noctifer (Portugal) & Irae (Portugal) - Contempt and Slander [2008]"
Enviar um comentário