Versão normal, em CD!
Se há projecto que sempre me intrigou, este é sem dúvida um deles. É uma mistura de muitas subjectividades que não é o dia-a-dia no Black Metal. Relembrando a infinidade do Universo, passando por uma dimensão não longe da nossa, mas desconhecida para a maior parte, Darkspace falam sobre o espaço, não de tempo, nem de lugar, mas de existência que por acréscimo faz referencia a muitas outras coisas.
Conheci Darkspace quando reparei no disco, totalmente preto, quer o layout, quer a parte de rodagem, são totalmente pretas, ou neste caso, e uma vez que o preto não é uma cor mas sim a ausência dela, o disco por ele já é um grande buraco negro.
Musicalmente falando, tem obrigatoriamente aquele fio que liga tudo aquilo que referi a cima, ao Black Metal, como é óbvio. Não agressivo e longe de ser um lançamento épico, eles bem que por lá andam... Darkspace não é de raíz um exemplo de Black Metal, é apenas levado a certas estruturas do mesmo, misturado com algo que lhe chamam ''Dark Metal''... Limpo as minhas mãos de qualquer subjugação. Longe de mim catalogar banda a banda, na sua mais íntima performance, pois isso a mim pouco me diz, mas e uma vez que tenho de ter a lista de forma organizada pelos géneros mais próximos dos apresentados, Darkspace ficará como Ambient Black Metal. Apesar de todo esse género estar sempre presente a um lado mais natural da existência, mais ''terrestre'' diga-se, não há propriamente um género para uma ou outra banda que falem sobre o espaço de forma literal e musical, daí que fica mesmo assim. Faz justiça ao som, lá isso faz.
Darkspace é um projecto Suíço, simples e sempre curioso, com uma linhagem autónoma nas guitarras e uma bateria acelerada. Contam com um sintetizador que vai criando um teclar atmosférico, quase mágico por entre toda a escuridão. Existem alguns momentos que nos levam a pensar que numa hora e dezasseis minutos, de sete faixas disponíveis, alguma será de extrema qualidade... Mas essa ''faixa desejada'' é apenas dividida por entre todas... De forma simples, não existe uma faixa melhor que a outra, pois todas representam o mesmo som, mudando alguns efeitos sonoros, como por exemplo, o brilhante final da quinta faixa, com um efeito sonoro digno de um filme. Falando em filmes, passagem também pelo filme ''A Space Odyssey'' onde foi retirado o dialogo para a primeira faixa. Mas voltando às atmosferas espaciais, de facto ''Dark Space I'' vai mostrando ao longo de álbum, certos picos de excelente qualidade, mas que não se repetem e muito menos perduram.
Ao terminar este trabalho, percebe-se de o porquê de as coisas terem sido feitas assim, e tudo na tentativa de evitar mais um lançamento com vertente sinfónica ou industrial. Pois são estes dois últimos elementos que dão uma chave diferencial aos temas, do inicio ao fim.
Este primeiro lançamento como álbum por inteiro do projecto, não é o melhor que eles já fizeram, mas é digno de registo no Black Metal, digno também de se acompanhar a banda em futuros lançamentos, como aqui farei, colocando os dois lançamentos a mais que neste momento existem.
Darkspace (Suíça) - Dark Space I [2006]
Posted by
Moor
On
sexta-feira, janeiro 21, 2011
0
comentários
Categories:
Ambient/Atmospheric Black Metal
,
CD
,
Darkspace
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 Response for the "Darkspace (Suíça) - Dark Space I [2006]"
Enviar um comentário